Enviado pessoal do Secretário-Geral a Moçambique

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou a 8 de julho de 2019 a nomeação de Mirko Manzoni, da Suíça, como seu Enviado Pessoal para Moçambique. Nesta função, o Sr. Manzoni presta apoio de bons ofícios para facilitar o diálogo entre o Governo de Moçambique e a RENAMO e a implementação do Acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional.

O Sr. Manzoni tem mais de 20 anos de experiência nos domínios diplomático e humanitário. Desde 2014, foi Embaixador da Suíça em Moçambique, apoiando o processo de paz entre o Governo de Moçambique e a RENAMO na sua qualidade de Mediador Principal e Presidente do Grupo Internacional de Contacto desde 2017.

O Sr. Manzoni tem uma vasta experiência na prestação de apoio de bons ofícios e no envolvimento com governos e organizações internacionais ao mais alto nível, tendo servido anteriormente no Departamento Federal Suíço dos Negócios Estrangeiros no Mali e na Polónia. Trabalhou também com o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) na República Democrática do Congo e no Iraque.

Tem um mestrado em arquitetura pela EPFL Lausanne e um MBA em Gestão e Finanças Empresariais pela HEC Lausanne – School of Business. É casado e tem dois filhos.